quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Livro dos Livros

Élder Carlos A. Godoy - Primeiro Conselheiro na Presidência da Área Brasil (Outubro/2011)
Quando tenho a oportunidade de falar sobre a Igreja com pessoas que não são membros, gosto de mencionar três verdades que, por serem tão diferentes das crenças comuns, chamam a atenção do interlocutor. São elas: o Plano de Salvação; a Revelação Contínua e o Livro de Mórmon. Nesses tópicos, somente duas conclusões são possíveis: ou são grandes verdades e todos precisam se unir a elas; ou somos um grupo de lunáticos que acredita em coisas impossíveis. Como elas são efetivamente verdades, nos tornamos então portadores de uma grande e valiosa doutrina. Nesta mensagem, eu gostaria de concentrar meus comentários no Livro de Mórmon.

1. Porque o Livro de Mórmon É Tão Polêmico para os Não Membros da Igreja?

Creio que uma das razões para esse tipo de sentimento é a dificuldade em aceitar outro livro de escrituras além da Bíblia.

Acreditar que o Senhor também Se revelou a outro povo e declarou Sua vontade e doutrina a eles, e que isso tenha sido registrado, está fora do senso comum. Uma escritura no final da Bíblia é utilizada como suporte a esses sentimentos. "Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro" (Apocalipse 22:18, grifo do autor). Por ter essa sentença aparecido no último livro da Bíblia, a mensagem sugere que nada mais poderia ser acrescentado às escrituras.

Em contrapartida, outra referência semelhante encontra-se em Deuteronômio 4:2, no início da Bíblia: "Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando" (grifo do autor). Se formos utilizar o mesmo raciocínio, nada mais poderia ter sido acrescentado depois de Deuteronômio, o que anularia todo o restante da Bíblia! Portanto, a conclusão é que ambas as referências não tratavam do acréscimo de novas escrituras, mas sim do acréscimo de falsas doutrinas às verdades estabelecidas.

O Senhor comentou sobre essas restrições a novas revelações: "E isto eu faço para provar a muitos que sou o mesmo ontem, hoje e para sempre; e que pronuncio minhas palavras segundo minha própria vontade. E porque eu disse uma palavra não deveis supor que não possa dizer outras; pois meu trabalho ainda não está terminado nem estará até o fim do homem nem desde aí para sempre" (2 Néfi 29:9, grifo do autor).

2. Por que o Livro de Mórmon É Tão Importante para Nós, Membros da Igreja?

O Presidente Ezra Taft Benson (1899" 1994) respondeu a essa pergunta em seu livro A Witness and a Warning [Uma Testemunha e um Aviso] citando três grandes razões:

a) Ele é a pedra fundamental de nossa religião. Utilizando as palavras do profeta Joseph Smith, "Tirem o Livro de Mórmon e as revelações e onde está nossa religião? Não temos nenhuma" (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, p. 204). Diferentemente da Bíblia, que passou por gerações de copistas, tradutores e religiosos corruptos, o Livro de Mórmon veio direto do escritor para o leitor por intermédio de apenas uma tradução inspirada.

Se o Livro de Mórmon é verdadeiro " e milhões têm esse testemunho - isso significa que Joseph Smith foi um profeta de Deus e, consequentemente, a Igreja por ele restaurada é a única Igreja verdadeira na face da Terra. Se o livro fosse falso, tudo em que acreditamos cairia por terra. Por essa razão, os inimigos da Igreja tentam - sem sucesso - desde o início dessa obra, desacreditar seu conteúdo e suas verdades.

b) Ele foi escrito para os nossos dias. Os nefitas nunca tiveram acesso ao livro, tampouco os lamanitas dos tempos antigos. Ele foi escrito para nós. O profeta Mórmon compilou os registros nos tempos finais da civilização nefita e, sob inspiração, escolheu histórias, discursos e eventos que seriam valiosos para nós, nos dias atuais. Morôni de fato viu os nossos dias e escreveu: "Eis que eu vos falo como se estivésseis presentes e, contudo, não estais. Mas eis que Jesus Cristo vos mostrou a mim e conheço as vossas obras" (Mórmon 8:35).

Que lições esses profetas foram inspirados a registrar para os nossos dias? Alguns exemplos são:

(1) Como nos prepararmos para a Segunda Vinda com base na visita de Cristo às Américas;

(2) Como viver em tempos de guerra;

(3) Como lidar com perseguições e apostasia;

(4) Como fazer o trabalho missionário;

(5) Como vencer os perigos do materialismo e do orgulho, entre outros.

Não são esses acontecimentos do passado muito similares aos de nossos dias?

c) Ele nos aproxima de Deus mais do que qualquer outro livro. "Existe um poder no livro que começa a fluir para nossa vida no momento em que iniciamos um estudo sério de seu conteúdo. Descobrirão maior poder para resistir à tentação. Encontrarão poder para evitar as dissimulações. Encontrarão poder para permanecer no caminho reto e estreito. (...) Quando iniciarem a ter fome e sede dessas palavras, descobrirão vida cada vez mais abundante" (Presidente Ezra Taft Benson, "O Livro de Mórmon - Pedra Angular de Nossa Religião", A Liahona, janeiro de 1987, p. 3).

3. O que o Salvador Pensa a Respeito do Livro de Mórmon?

Uma boa maneira de avaliar isso é vermos, segundo o Presidente Benson, em que ordem o Senhor colocou o Livro de Mórmon na sequência da Restauração. A única coisa que o antecedeu foi a Primeira Visão. Logo depois dela, veio o Livro de Mórmon. Esse livro veio antes da restauração do sacerdócio, das revelações sobre os graus de glória, do casamento celestial, do trabalho pelos mortos e antes da organização da própria Igreja. Isso mostra o que o Livro de Mórmon representa para o Senhor e para Sua obra nos últimos dias.

Somos privilegiados por termos o Livro de Mórmon. O Senhor espera que o usemos de diferentes maneiras. Somos exortados a estudá-lo, a ponderar em nosso coração e orar a respeito de seus ensinamentos (ver Morôni 10:4). Somos exortados a usá-lo em nossas mensagens (ver D&C 42:12). Mais do que tudo, somos exortados a viver seus princípios, pois "um homem poderia aproximar- se mais de Deus seguindo seus preceitos do que os de qualquer outro livro" (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, p. 68).

Tenho um testemunho pessoal do Livro de Mórmon. Seus ensinamentos têm-me fortalecido e abençoado em diferentes épocas de minha vida.Encontro nele respostas para minhas orações e forças nos momentos de dificuldade. Sem dúvida, é o Livro dos livros.

Fonte: http://www.lds.org.br/

0 comentários: